Projeto aprovado na chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 44/2024 – UNIVERSAL
O Programa de Pós-Graduação em nível de Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) tem a satisfação de anunciar a aprovação do projeto “Avaliação da Cinza da Palha do Milho como Material Cimentício Suplementar Sustentável” na chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 44/2024 – UNIVERSAL.
A pesquisa será coordenada pelo Dr. Fábio Friol Guedes de Paiva, com a participação das pesquisadoras Drª. Diana Carolina Jesus de Paula e Drª. Natallia Sanches e Souza, integrantes do grupo de pesquisa Ambiente Construído, Tecnologia e Sustentabilidade.
O estudo investiga o potencial da cinza da palha do milho (CPM), resíduo abundante da agroindústria mato-grossense, como alternativa sustentável ao cimento Portland em argamassas e concretos. O objetivo é desenvolver soluções que aliem desempenho técnico, durabilidade e conforto térmico à redução dos impactos ambientais da construção civil.
O projeto conta com a colaboração internacional dos professores Adela Pérez Galvín e Antonio Lopez Uceda (Universidad de Córdoba, Espanha), especialistas em materiais de construção e durabilidade, e nacionalmente do Prof. Dr. Silvio Rainho Teixeira (UNESP), referência em caracterização de resíduos sólidos.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente: Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).
%20(500%20x%20200%20px).png)




